WordPress

Sistema gratuito de e-mail marketing e modal de assinatura para WordPress

Recentemente adicionei aqui no site um box para que os visitantes possam inserir o e-mail e receber novidades (inscreva-se no final do post!). Para meus clientes, costumo usar mailchimp na versão premium porque conta com muitos recursos interessantes.

Mas no meu site eu quis fazer diferente: buscava ferramentas gratuitas. Mesmo já tendo uma conta no mailchimp que aceita até 12 mil e-mails na versão free, alguns recursos que eu queria não estavam disponíveis:

  • white label: enviar e-mails sem a assinatura “mailchimp” no final de cada mensagem
  • autoresponder: dispara mensagens a partir de eventos específicos do usuário

Isso só na versão premium. No entanto, quis fazer um experimento: é possível criar uma captura de e-mails profissional sem pagar nada? O que descobri é que, sim, é possível. E é isso que vou ensinar aqui.

[box_assine]

Para construir minha newsletter e administrá-la diretamente pelo painel do WordPress, utilizei dois plugins:

Newsletter com Mailpoet

Um excelente plugin gratuito (que possui uma versão premium) para newsletters no WordPress. Ele possui alguns recursos bem interessantes como:

  • disparo automático de e-mails após publicar um novo post. Pode ser imediatamente, diariamente ou um resumo semanal
  • Relatórios sobre abertura de e-mails e cliques em links
  • Listas de e-mail ilimitadas
  • E-mails automáticos. É possível definir eventos específicos. Por exemplo, ao realizar um cadastro, você dispara um e-mail com um e-book. 10 dias depois, pergunta o que o visitante achou e indica um material complementar. O limite é sua criatividade.
  • Arrasta/solta para criar e-mails.
  • Relatórios sobre cliques e aberturas por usuário
Saiba mais sobre o MailPoet

 

Modal para captura de e-mails no WordPress

Modal para captura de e-mails no WordPress

wBounce – modal para assinatura

Na imagem acima mostro o meu site como exemplo. Se você tira o cursor do mouse do conteúdo para fechar a página, o modal se abre. Ele tem uma conversão incrível. É possível integrá-lo com Google Analytics para identificar isso.

Na página de configuração é possível definir o comportamento e o layout da janela – tudo de forma simplificada. Você pode exibir a janela em todos os acessos do usuário ou baseado em cookies, ocultá-lo de determinadas páginas, se só exibe em quando o usuário está saindo ou após algum período de inatividade – dentre outras coisas.

Saiba mais sobre o wBounce

 

Mandrill

Este plugin é o responsável por disparar os e-mails. Não é recomendável disparar e-mails diretamente pelo seu servidor por inúmeras razões – especialmente se você está em uma hospedagem compartilhada.

O Mandrill é super fácil de configurar utilizando o plugin WordPress. O plano mais básico custa 9,95 dólares. Contas antigas – meu caso – continuam gratuita. Mas para manter tudo grátis como eu disse, você pode utilizar algum desses serviços, que também são simples de configurar para WordPress:

Após configurar qualquer uma dessas opções, o seu site enviará todos os e-mails (não só newsletters) através do serviço. Você terá relatórios de cliques e abertura avançados para todos os serviços do seu site. Bom, né?

Para configurar esses plugins para funcionar junto com MailPoet, é necessário permitir que o MailPoet envie e-mails com wp_mail(), a função do WordPress para e-mails. Isso porque é ela que os plugins substituem. Para isso, cole o seguinte código no functions.php do seu tema:

Feito isso, é só acessar o painel do WordPress > MailPoet > Configurações > Enviar com… > Seu site > wp_mail. Pronto.

Seu sistema de captura de e-mails está funcionando.

Conclusão

Com alguns passos simples é possível criar uma poderosa ferramenta para captura de e-mails e nutrição de leads no WordPress sem pagar nada por isso. Se você quer aprender a criar um box de captura de e-mails como esse que está no meio do conteúdo deste post, cadastre seu e-mail que, em breve, irei publicar um tutorial.