Fast post

E-commerce precisa de clientes e não visitantes

Este é um texto que estou por escrever há bastante tempo, o pontapé para isso veio agora com o artigo Cem milhões de visualizações ou cem clientes? publicado no E-commerce News.

Aplicar técnicas de SEO e conseguir muitos visitantes é relativamente fácil. Mas para que servem esses visitantes? Que retorno eles trazem? A princípio nenhum. Ter muitos acessos por dia não representa absolutamente nada. O que importa em um e-commerce é a conversão. E isso não depende necessariamente do número de acessos.

Depende, sim, de um layout de fácil navegação, preços acessíveis, produtos de qualidade, botões de call to action bem posicionados, cores adequadas ao público, além, claro, de muitos outros.

A única certeza é que conversão não vem exclusivamente de SEO. A otimização simplesmente mostra aos usuários a sua loja, o que é muito bom. Mas você precisa de elementos internos ao seu e-commerce para vender.

Se você já tem muitas visitas mas não vende, é necessário verificar o porque e corrigir os erros para otimizar o processo de conversão, aumentando o ROI, retorno do investimento.

Então respondendo a pergunta do primeiro parágrafo, escolha sempre cem clientes em detrimento de cem milhões de visualizações, a princípio. Depois, conquiste as visualizações e otimize seu negócio para que dessas visitas saiam muitos outros clientes.

Isso enquadra-se aos e-commerces em geral, lógico que para sites de conteúdo o ideal é mais visitas, até porque não se vende produtos.

Essa mesma resposta se encaixa nas empresas prestadoras de serviço que oferecem orçamento on-line, você deve sempre optar pelo número de leeds e não visitantes.