Cinco técnicas básicas de SEO para WordPress

Essas dicas são essenciais para todos e qualquer um pode fazê-las com um pouco de boa vontade. Não sou o primeiro e certamente não serei o último a dar essas dicas, mas são essenciais. Pelo menos esse compilado é meu 🙂

Para começar, o WordPress permite que você otimize de maneira muito fácil seu site/blog, tanto manualmente quanto através de plugins, o que torna o processo ainda mais fácil e prazeroso.

Crie bons títulos

Essa você já deve ter visto. Mas “criar bons títulos” é muito vago, né? Experimente utilizar o Google Insights para ver o que o pessoal anda procurando sobre o seu conteúdo e faça o título para eles, dê uma otimizada.

Utilize até mesmo, porque não, a ferramenta de palavras do AdWords para ver as mais influentes no seu nicho, demora menos de cinco minutos e aumenta (e muito) a qualidade da página, faça o teste.

Mas não se detenha apenas ao título, faça isso no corpo do texto também, repita as palavras chave principais, mas mantenha o bom gosto e não encha o texto com elas.

Fale sobre tendências

Tem algo bombando muito na Internet relacionado ao conteúdo do seu blog? Dê uma opinião sobre o assunto, não custa nada.

Analise os resultados e veja o quanto melhora. Mas tome cuidado, só faça isso se puder escrever um texto coerente e interessante ao leitor.

Fazer ele chegar até você não é a parte mais difícil; mantê-lo na leitura, sim.

Aplique descrições e palavras-chave

Essa dica é importantíssima, mesmo que eu não a aplique. Mas faço isso porque escrevo esses textos enquanto estou na rua, pelo celular. Aí não tem essa opção. Mas quando o faço do computador, sempre dou uma pesquisada para escrever boas descrições.

Isso ajuda tanto a subir no ranking quanto gerar o call to action para que o leitor clique no seu blog.

Utilize textos apelativos (de maneira correta), insira as palavras-chave do texto. Dê um resumo ao leitor em 170 caracteres.

Para palavras chave, utilize no máximo umas quatro ou cinco por post e foque nelas. Repita-as, também, umas quatro vezes no texto (se for de um tamanho razoável). Não tente melhorar o rankeamento repetindo de maneira insistente as palavras, isso em curto prazo aumenta as visitas, mas depois cai posições. Sem contar o incomodo de ler um texto redundante.

Plugins e sitemap

Utilize um plugin de SEO (existem vários, se não sabe escolher, procure no Google dicas específicas), de cache e gerador de sitemap. Esses são os mais essenciais.

Mas mais importante que isso, evite plugins desnecessários, que só pesam o tema. Principalmente porque não costumam ter foco em performance, somente no visual.

Tenha conteúdo

Essa é a dica mais batida e a mais importante ao mesmo tempo. Ter um conteúdo único e agradável é essencial.

Ainda que você pesquise na Internet sobre seus assuntos, mantenha a sua identidade nos textos, evite o copia/cola, pegue somente a essência.

Escreva com um português correto e simples, mas claro.

2 pensamentos sobre “Cinco técnicas básicas de SEO para WordPress”

  1. Acho que faltou mais conteúdo em seu post, desculpa mas estava procurando mais dicas, cheguei aqui fazendo uma pesquisa básica no Google o que mostra que seu SEO está afiado. Mas o post não.

    1. Fernando Fresinghelli

      Sim, como escrito no título do post, trata-se de um material básico, para iniciantes. Se você quer algo avançado, pode me contratar para uma consultoria.

      Abraços,
      Fernando

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *