WordPress

Cinco técnicas básicas de SEO para WordPress

Essas dicas são essenciais para todos e qualquer um pode fazê-las com um pouco de boa vontade. Não sou o primeiro e certamente não serei o último a dar essas dicas, mas são essenciais. Pelo menos esse compilado é meu :)

Para começar, o WordPress permite que você otimize de maneira muito fácil seu site/blog, tanto manualmente quanto através de plugins, o que torna o processo ainda mais fácil e prazeroso.

Crie bons títulos

Essa você já deve ter visto. Mas “criar bons títulos” é muito vago, né? Experimente utilizar o Google Insights para ver o que o pessoal anda procurando sobre o seu conteúdo e faça o título para eles, dê uma otimizada.

Utilize até mesmo, porque não, a ferramenta de palavras do AdWords para ver as mais influentes no seu nicho, demora menos de cinco minutos e aumenta (e muito) a qualidade da página, faça o teste.

Mas não se detenha apenas ao título, faça isso no corpo do texto também, repita as palavras chave principais, mas mantenha o bom gosto e não encha o texto com elas.

Fale sobre tendências

Tem algo bombando muito na Internet relacionado ao conteúdo do seu blog? Dê uma opinião sobre o assunto, não custa nada.

Analise os resultados e veja o quanto melhora. Mas tome cuidado, só faça isso se puder escrever um texto coerente e interessante ao leitor.

Fazer ele chegar até você não é a parte mais difícil; mantê-lo na leitura, sim.

Aplique descrições e palavras-chave

Essa dica é importantíssima, mesmo que eu não a aplique. Mas faço isso porque escrevo esses textos enquanto estou na rua, pelo celular. Aí não tem essa opção. Mas quando o faço do computador, sempre dou uma pesquisada para escrever boas descrições.

Isso ajuda tanto a subir no ranking quanto gerar o call to action para que o leitor clique no seu blog.

Utilize textos apelativos (de maneira correta), insira as palavras-chave do texto. Dê um resumo ao leitor em 170 caracteres.

Para palavras chave, utilize no máximo umas quatro ou cinco por post e foque nelas. Repita-as, também, umas quatro vezes no texto (se for de um tamanho razoável). Não tente melhorar o rankeamento repetindo de maneira insistente as palavras, isso em curto prazo aumenta as visitas, mas depois cai posições. Sem contar o incomodo de ler um texto redundante.

Plugins e sitemap

Utilize um plugin de SEO (existem vários, se não sabe escolher, procure no Google dicas específicas), de cache e gerador de sitemap. Esses são os mais essenciais.

Mas mais importante que isso, evite plugins desnecessários, que só pesam o tema. Principalmente porque não costumam ter foco em performance, somente no visual.

Tenha conteúdo

Essa é a dica mais batida e a mais importante ao mesmo tempo. Ter um conteúdo único e agradável é essencial.

Ainda que você pesquise na Internet sobre seus assuntos, mantenha a sua identidade nos textos, evite o copia/cola, pegue somente a essência.

Escreva com um português correto e simples, mas claro.