Como evitar e-mail marketing na caixa de spam

É impossível traçar regras realmente capazes de evitar que um e-mail vá para caixa spam. Visto que cada leitor de e-mail tem um jeito de interpretar o conteúdo e suas próprias diretrizes, mas existem algumas dicas básicas a serem seguidas. Vejamos.

Por exemplo, se você abre seu e-mail e compõe uma mensagem e envia a um amigo, as chances de cair na caixa de spam são mínimas. Já que é uma mensagem pessoal, com conteúdo e forma pessoal na expressão.

Do mesmo modo você deve tratar o e-mail marketing. Cite o nome de quem está recebendo a mensagem, repita isso no corpo do e-mail. Ajuda muito na abertura.

Seja pessoal até mesmo com seu e-mail, evite newsletter@dominio ou noreply@dominio, opte dor endereços pessoais, fernando@dominio, isso aumenta muito a taxa de entrega.

Quando recebo e-mails do Mercado Livre ou Busca Descontos, quem envia é o “Gustavo do Mercado Livre” ou a “Julia do Busca Descontos”. Isso além de ajudar na entrega do e-mail, torna a relação cliente-empresa mais pessoal.

Experimente personificar o assunto da mensagem também. Voltando ao exemplo do Mercado Livre, o assunto costuma ser algo como “Fernando, temos ofertas para você”. Até hoje, nunca caiu na caixa de spam. E nunca adicionei o e-mail do remetente nos contatos.

Procure fazer o código limpo e harmonioso, faça uma mescla entre imagens e texto, para facilitar a leitura do e-mail pelo cliente e pelo e-mail reader. 10 imagens pequenas tendem a carregar mais rápido que uma imagem grande.

Enviar e-mails regularmente ajuda a formar uma rede amigável com o cliente, fortalece a marca e o e-mail reader entende que é importante. Por isso, evite e-mails esporádicos, prefira a periodicidade, como uma vez por semana.

Uma coisa essencial para quem utiliza ferramentas de envio de e-mails é configurar corretamente o SPF, que nada mais é que uma autorização inserida no servidor dizendo que o serviço de e-mail marketing está autorizado a disparar mensagens em seu nome.

Essas são regras essenciais para uma melhora no envio de e-mails. Mas não esqueça que nada disso garante a entrega. Escolha uma boa ferramenta de newsletter, faça testes e verifique o que acontece a cada mudança. Dessa forma, você terá um melhor desempenho com e-mail marketing e aumentará a conversão.

Se quiser saber mais sobre regras antispam, veja esta tabela de pontos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *