Fast post

Como contratar o freelancer certo e não ser enganado

Recentemente eu estava hospedado na casa de uma amiga e ela enfrentava com um problema: havia contrato um suposto desenvolvedor freelancer para criar um site e um logotipo novo. O site nunca ficou pronto. O logotipo é deplorável.

Em uma rápida olhada, percebo que o site é um tema pronto do Themeforest e, muito pior: pirata. O site dela será hackeado provavelmente. O logotipo é feito com elementos nada atraentes e sem qualquer justificativa.

Para mim foi óbvio encontrar estes erros básicos e perceber a desonestidade do profissional. Mas para quem não é do ramo, como proceder?

Vamos lá!

Infelizmente nem mesmo agência digitais é possível afirmar que serão mais profissionais do que freelancers. Por isso, não existe fórmula para contratar um profissional criativo.

Antes de contratar, veja com cuidado o portfólio. Os sites que ele faz abrem rapidamente? Ele tem cuidado com design? Os logotipos parecem profissionais? Qual o tamanho do portfólio deste profissional? Consegue falar com algum cliente antigo? Como ele se expressa ao conversar?

Possui uma boa escrita? Transmite confiança? Está disponível regularmente para dúvidas? Que tipo de questões ele fez sobre o seu negócio e o seu projeto antes de definir o custo do trabalho? Se o profissional faz poucas perguntas sobre o seu projeto – funcionalidades, design, objetivos – antes de precificar e até mesmo dizer quantas horas irá demorar, provavelmente ele não sabe o que está fazendo.

Claro, ele pode simplesmente ficar enrolando para parecer prestativo. Por atente-se às perguntas. São relevantes? Podem ajudar o projeto?

Pense da seguinte maneira: eu preciso de X, mas ele não sabe nem perguntou nada sobre X, então como ele já sabe quanto irá custar?

Faça orçamento com diversos profissionais. Faça uma média. Eu gosto de cobrar por projeto e não por horas. Porque, antecipadamente, como é possível calcular um tempo exato para um serviço criativo? Necessariamente uma das partes irá perder dinheiro.

Se você o encontrou em um site de freelancers e ele quer cobrar por fora da plataforma, desista imediatamente. Ele quer receber sem precisar concluir o trabalho. Em geral isso é uma atitude de picaretas. Será que o cara pode simplesmente estar querendo evitar as taxas da plataforma? Pode ser. Nesse caso, ele também está sendo desonesto nessa parte. Se o freelancer está utilizando os serviços da plataforma para ser encontrado, por que não pagar por isso, como combinado? Então, neste cenário, sempre fuja desses profissionais e evite maiores problemas.

Estes são alguns pontos aleatórios a se observar na hora de contratar. Mas é sempre bom buscar profissionais com referências, que