Sistema gratuito de e-mail marketing e modal de assinatura para WordPress

Recentemente adicionei aqui no site um box para que os visitantes possam inserir o e-mail e receber novidades (inscreva-se no final do post!). Para meus clientes, costumo usar mailchimp na versão premium porque conta com muitos recursos interessantes.

Mas no meu site eu quis fazer diferente: buscava ferramentas gratuitas. Mesmo já tendo uma conta no mailchimp que aceita até 12 mil e-mails na versão free, alguns recursos que eu queria não estavam disponíveis:

  • white label: enviar e-mails sem a assinatura “mailchimp” no final de cada mensagem
  • autoresponder: dispara mensagens a partir de eventos específicos do usuário

Isso só na versão premium. No entanto, quis fazer um experimento: é possível criar uma captura de e-mails profissional sem pagar nada? O que descobri é que, sim, é possível. E é isso que vou ensinar aqui.

[box_assine]

Para construir minha newsletter e administrá-la diretamente pelo painel do WordPress, utilizei dois plugins:

Newsletter com Mailpoet

Um excelente plugin gratuito (que possui uma versão premium) para newsletters no WordPress. Ele possui alguns recursos bem interessantes como:

  • disparo automático de e-mails após publicar um novo post. Pode ser imediatamente, diariamente ou um resumo semanal
  • Relatórios sobre abertura de e-mails e cliques em links
  • Listas de e-mail ilimitadas
  • E-mails automáticos. É possível definir eventos específicos. Por exemplo, ao realizar um cadastro, você dispara um e-mail com um e-book. 10 dias depois, pergunta o que o visitante achou e indica um material complementar. O limite é sua criatividade.
  • Arrasta/solta para criar e-mails.
  • Relatórios sobre cliques e aberturas por usuário
Saiba mais sobre o MailPoet

 

Modal para captura de e-mails no WordPress
Modal para captura de e-mails no WordPress

wBounce – modal para assinatura

Na imagem acima mostro o meu site como exemplo. Se você tira o cursor do mouse do conteúdo para fechar a página, o modal se abre. Ele tem uma conversão incrível. É possível integrá-lo com Google Analytics para identificar isso.

Na página de configuração é possível definir o comportamento e o layout da janela – tudo de forma simplificada. Você pode exibir a janela em todos os acessos do usuário ou baseado em cookies, ocultá-lo de determinadas páginas, se só exibe em quando o usuário está saindo ou após algum período de inatividade – dentre outras coisas.

Saiba mais sobre o wBounce

 

Mandrill

Este plugin é o responsável por disparar os e-mails. Não é recomendável disparar e-mails diretamente pelo seu servidor por inúmeras razões – especialmente se você está em uma hospedagem compartilhada.

O Mandrill é super fácil de configurar utilizando o plugin WordPress. O plano mais básico custa 9,95 dólares. Contas antigas – meu caso – continuam gratuita. Mas para manter tudo grátis como eu disse, você pode utilizar algum desses serviços, que também são simples de configurar para WordPress:

Após configurar qualquer uma dessas opções, o seu site enviará todos os e-mails (não só newsletters) através do serviço. Você terá relatórios de cliques e abertura avançados para todos os serviços do seu site. Bom, né?

Para configurar esses plugins para funcionar junto com MailPoet, é necessário permitir que o MailPoet envie e-mails com wp_mail(), a função do WordPress para e-mails. Isso porque é ela que os plugins substituem. Para isso, cole o seguinte código no functions.php do seu tema:

Feito isso, é só acessar o painel do WordPress > MailPoet > Configurações > Enviar com… > Seu site > wp_mail. Pronto.

Seu sistema de captura de e-mails está funcionando.

Conclusão

Com alguns passos simples é possível criar uma poderosa ferramenta para captura de e-mails e nutrição de leads no WordPress sem pagar nada por isso. Se você quer aprender a criar um box de captura de e-mails como esse que está no meio do conteúdo deste post, cadastre seu e-mail que, em breve, irei publicar um tutorial.

20 comentários em “Sistema gratuito de e-mail marketing e modal de assinatura para WordPress”

  1. Não entendi muito bem Fernando…voce menciona que para conseguir sua newsletter e administrá-la, utliza “dois” plugins, e na matéria menciona tres: Mailpoet, wBounce, Mandrill (ou similares). Quais seriam os dois, ou na verdade seriam tres? obrigado!

    1. Fernando Fresinghelli

      Se quiser, pode suar apenas os dois primeiros. Tua newsletter estará pronta. Se quiser dispará-los de maneira mais profissional, utilize Mandrill. Mas os dois plugins indispensáveis para criar um sistema como o que indico, são os dois primeiros. Mas realmente não ficou claro o caráter opcional do terceiro.

      Obrigado pelo comentário. Abraço!

    1. Fernando Fresinghelli

      Oi, Rafael! Infelizmente não é possível no WordPress.com. Ele é bem limitado. Seria interessante migrar para uma versão hospedada.

      Abraço!

    1. Fernando Fresinghelli

      Olá, André!

      O wbounce serve apenas para criar a janela modal no seu site. O que vai dentro dela, no caso o formulário de captura, é por sua conta. Você deve inserir o código do seu formulário nela.

      Se você está usando o Mailpoet, indicado nesse tutorial, os e-mails ficarão salvos no seu WordPress.

      Abraço!

  2. Oi Fernando não consigo configurar o wbounce está tudo em Inglês, e não encontrei nenhumas dica na internet, tem como você fazer um video ou artigo, falando como configura certinho?

    obrigado,

  3. Olá, eu segui todas as instruções de instalação e configuração do MAILPOET. Mas quando eu clico em ‘ENVIAR PREVIEW’, aparece a seguinte mensagem: ‘Sua prévia do email foi enviada para email@email.com‘. Até aí tudo ok. Mas quando verifico minha caixa de entrada, o email não chegou. Por favor, preciso de ajuda!!!

  4. CLAUDINEI LUCIANO

    Boa noite!
    Estou desenvolvendo o meu blog através do wordpress.
    Baixei o plug in wBounce para capturar emails na minha pagina, porém não sei como introduzir na pagina.
    Tem algum tutorial para ajudar?
    Abraços
    Claudinei

  5. Olá Fernando. Segui sua dica e vi que existe a opção de integração do MailPoet com o Wbounce, mas na página de add-ons do MailPoet eu ativo o Wbouce (o qual já havia instalado anteriormente) e a página fica sem nada mais…
    Entrei nas configurações do MailPoet e do Wbouce e não vejo nenhuma opção de integração entre eles. Você poderia explicar como funciona? Ou de repente fazer um tutorial, visto que tem mais pessoas com a mesma dúvida?

    Aguardo retorno.
    Obrigado pelo artigo!

  6. Bom o artigo.
    Alguma sugestão de plugin para arquivo de recompensa? Exemplo: E-book, Planilha entre outros. O Mailpoet realiza esse procedimento?
    Questiono pois no meu negócio utilizo muito essa ferramenta.

    1. Fernando Fresinghelli

      Fala, Romário!

      Cara, já passou (há muitos anos) essa ideia de deixar comentários em outros sites para melhorar o SEO e conseguir clientes.

      Abraço!

  7. Bom dia,

    Fernando,
    Gostaria de saber mais sobre E-mail Marketing, tenho uma grande duvida que nunca vi ninguém falar sobre essa parte de email marketing, seria:
    Quando vamos disparar E-mail Marketing em grande escala, vai nosso email que foi agente que enviou, correto? mais o nosso provedor não vai bloquear por excesso de envios? como fazer pra não acontecer o bloqueio e poder disparar muitos email de uma só vez?

  8. Muito bom!
    Para quem está iniciando e não tem muitos recursos é bom ler artigos assim para saber por onde começar até ter condições de investir em ferramentas mais robustas.

    Obrigada mesmo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *