WooCommerce

Como configurar o WordPress em um servidor cloud da DigitalOcean

Antes de começar, uma rápida introdução. Qual a diferença entre servidor cloud e hospedagem compartilhada?

Hospedagem compartilhada, como supõe, é um servidor dividido entre vários clientes sob um mesmo IP e máquina. É uma hospedagem recomendada para pequenos sites institucionais. Não é recomendada para e-commerce. Por isso o interesse deste tutorial. Como todos os sites possuem um mesmo IP, se um deles fizer SPAM, todos tendem a ser banidos coletivamente.

Foto xmodulo

Já o cloud trata-se de uma hospedagem onde você tem exatamente aquilo que contrata. Enquanto muitas hospedagens compartilhadas se dizem ilimitadas – uma clara mentira – o cloud costuma deixar claro seus limites. Além disso, ele não está um hardware específico, o que garante uma expansão fácil sempre que necessário.

O custo de um servidor cloud cai a cada dia. A DigitalOcean, por exemplo, oferece servidores por 5 dólares e que são muito melhores que 90% de todas as hospedagens compartilhadas. O problema é que você deve configurar tudo. Do zero! Não tem painel. É como se fosse um computador zerado e você precise fazer tudo. Total controle. Performance otimizada. É difícil? Não mais!

Com as ferramentas apresentadas no vídeo abaixo, é possível configurar em poucos cliques um servidor otimizado de alta performance e sem muito conhecimento técnico! Vamos lá!

Primeiros passos

A primeira coisa a se fazer é o cadastro na DigitalOcean. Neste link você recebe 10 dólares de desconto – mesmo assim é necessário pagar 5 para ativar a conta.

UPDATE: se você quer ter uma conta na DigitalOcean para aproveitar o potencial de um cloud mas não quer se meter em nada técnico, por mais simples que seja, você pode migrar sue site em poucos cliques com a CloudWays.

Feito isso, faça login na sua conta e, no topo do painel, clique em Create Droplet.

Defina um nome. As demais configurações você não precisa mexer em nada! Pronto. Seu droplet já está criado. Agora, basta seguir os passos dos vídeos abaixo:

Primeira parte

Aqui você irá aprender como acessar o seu servidor.

Clique aqui e baixe o PuTTy.

Segunda Parte

Agora que você irá colocar tudo para funcionar. Ao final da configuração você terá um site WordPress super otimizado e com WooCommerce já instalado e rodando perfeitamente. Caso você não utilize loja virtual, é só desativar o plugin e fazer as adaptações necessárias no painel do WordPress.

O passo a passo copia-e-cola do vídeo está aqui.

Eu também não sou expert! Mas mesmo assim tenho vários sites rodando na DigitalOcean graças a esses vídeos do Edison Costa! Muito obrigado, Edison!

Se você ficou com alguma dúvida, pode deixar aí nos comentários que tento ajudar.