Como usar cálculo de frete offline para Correios no WooCommerce

Pela facilidade de uso e por estarem em praticamente todas as cidades do país, os Correios acabam se tornando uma opção muito atrativa a muitos e-commerces, especialmente aqueles que estão começando e não possuem uma demanda grande o bastante para contratar uma transportadora – ou, às vezes, preferem os Correios.

O grande problema é que com bastante frequência o webservice dos Correios, sistema de consulta consulta de dados em tempo real, fica indisponível. Com isso, as lojas que não estão preparadas acabam ficando sem nenhuma opção de entrega disponível. O cliente não conseguirá finalizar a compra e, quase certo, irá buscar outro fornecedor. Caso a sua loja com WooCommerce tenha algum problema de ajuste, pode acontecer, ainda, do cliente conseguir finalizar a compra mesmo sem calcular o frete — o que pode representar um prejuízo se forem muitos pedidos.

Além destes problemas mais evidentes, há também a experiência da compra do usuário. Porque parece que a loja não é profissional o bastante ou que não atende na região do consumidor, já que a mensagem padrão não é genérica e não informa que trata-se de um problema temporário.

Uma solução para este problema é uma tabela de fretes offline com os dados reais dos Correios.

Configurar frete offline

Aqui vamos ver um passo a passo de como configurar uma tabela offline na sua loja com WooCommerce. Dessa forma, a consulta será local, dentro do seu próprio servidor. Com isso, há dois benefícios evidentes:

  • Velocidade de carregamento: a checagem de preços e prazos é feita rapidamente dentro do seu próprio servidor
  • Disponibilidade: você não dependerá mais do webservice dos Correios — pelo menos não o tempo todo. Nas consultas diárias feitas por clientes ele não será necessário, somente quando você decidir atualizar a tabela de preços para garantir que todos os valores e prazos estão de acordo.

Gerar tabelas de frete

A XP Agência oferece a geração de tabelas dos Correios com dados atualizados de forma gratuita. Ao gerar uma tabela, tanto para PAC quanto SEDEX, você pode informar seu login de contrato (se houver) e os valores serão gerados com base no seu CEP de origem para todas as faixas de CEP dos Correios.

Link: http://planilha.xpagencia.com.br/

Você deve gerar duas planilhas: uma para PAC e outra para SEDEX. Feito isso, você já terá todos os dados que gerados pelos Correios salvos no seu computador.

Integrando com seu site

Utilizando o plugin Frete Offline com Tabela para WooCommerce você pode importá-las no seu site para poder calcular o frete offline.

Basta acessar WooCommerce -> Configurações -> Entrega -> escolher uma área de entrega e adicionar um novo método:

Configuração do plugin

A tabela gerada no site é no formato VTEX, mas isso não é um problema. Dentro do plugin você pode mepear todas as colunas para que funcionem perfeitamente no seu site:

Mapear colunas importadas

Está pronto! Agora você pode até mesmo desabilitar o plugin WooCommerce Correios. A minha recomendação é que você desabilite os métodos de envio, mas mantenha o plugin ativo. Dessa forma o seu site continuará com o excelente recurso de auto completar endereço e também de informar códigos de rastreio para cada pedido.

A configuração é bastante simples e foi rápida. Com ela você vai com certeza salvar várias vendas e aumentar a velocidade do seu carrinho e checkout.

Deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida.

Precisando de ajuda com o cálculo de frete?

Não importa qual é a regra do seu negócio, posso desenvolver um plugin personalizado de frete pra você. Defina as condições necessárias para o bom funcionamento da sua loja e deixe a parte chata comigo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *