Fast post

Inovar não é para todos. Vá com calma!

Hoje recebi um e-mail de um cliente que estamos negociando. Ele decidiu mudar de ideia e agora quer um “layout dinâmico, inovador” para o e-commerce dele. Quer fugir dos layouts padrões.

Não foi uma tarefa fácil convencê-lo de que isso não é uma tarefa simples e que nem todos podem fazê-lo, já que é necessário mensurar essas mudanças. No caso dos layouts padrões, as chances de se obter sucesso são muito maiores, pois já existem estudos comprovando que tudo aquilo dá certo.

Mas não pense que seguir os padrões é ter um layout igual, é possível ter uma loja exclusiva e moderna e com baixo risco de não dar certo (pelo menos no quesito layout, que é o foco aqui).

Qualquer mudança que se faça em um site, por menor que seja, deve ser trackeada para mensurar os resultados, se positivos ou não. Então com baixo orçamenento, isso nem sempre é possível, o risco não compensa.

Agora, se você tem um orçamento bom e profissionais qualificados, não deixe de inovar, de mudar. Mas mantenha tudo sob controle, saiba porque deu ou não certo, o que deve ou não ser mudado. Tudo.

No Brasil, a média de conversão em e-commerce é entre dois e cinco por cento, mas existe conversão de até 25%, sabe por quê? Pois os donos e gerentes de e-commerce souberam inovar, fazer testes, testar de novo e realizar mais testes. Depois manter e ampliar o que deu certo e corrigir o que dá errado e inibe a compra.

Somente a inovação pensada, controlada e mensurada ajuda. Keep calm and inove com cuidado, mas inove!