Cinco técnicas para otimizar sua landing page

Um dos erros mais comuns em campanhas de  AdWords é enviar o usuário a uma página genérica. Quando ele busca, por exemplo, “celulares”, você não pode enviá-lo à home do site, mas sim para uma página com as principais ofertas de celulares ou um modelo específico.

Tanto em AdWords quanto em e-mail marketing, a landing page é um fator decisivo para a conversão. Por isso, mantê-la otimizada é essencial.

É importante não confundir landing page com página de espera. Na segunda você pode apenas captar e-mails do usuário que acessa seu site em manutenção, por isso não é necessário tantas técnicas. Já o primeiro caso, trata diretamente de leitores vindos de e-mail ou motores de busca, então se faz necessário uma boa otimização.

Mantenha as coisas simples. Keep it simple, stupid! é uma frase genial. Em uma landing page o esperado é a conversão, a venda. Por isso, seja enfático na mensagem e não no layout. Deixe-o agradável mas limpo.

Você tem poucos segundos para convencer o leitor de que ele está no lugar certo, ou ele precisa apenas de um clique para ir à concorrência.

Se houver um formulário, mantenha apenas o essencial, você não tem muito tempo para pegar essas informações, se precisar de mais detalhes do leitor, faça isso depois. O importante agora é gerar o lead.

Call to action, call to action e call to action. Certifique-se de manter o objetivo da página em evidência e ao mesmo tempo de forma agradável, sem agredir o visitante.

Coloque sempre a chamada antes da dobra da página, não deixe grandes blocos de texto sem um botão de ação. Ofereça vantagens em torno de seu produto, apresente argumentos de persuasão, faça-o não ter que sair do site sem concluir a compra.

Ofereça algo em troca. Se você está vendendo um produto, apresente as vantagens, mostre que você está entregando além do esperado. Se está buscando assinantes de newsletter, ofereça um cupom de desconto, um ebook grátis para download.

Nada está garantido. Mesmo que seu produto seja ótimo, as vantagens exclusivas e o potencial excelente, causar a primeira má impressão na landing page irá estragar com tudo. Mantenha a harmonia entre a marca a página, busque sincronizar tudo. Faça de diversos pontos uma unidade.

Faça eye-tracking. Temos tendência, especialmente no oriente, de acompanhar o layout de uma página em Z. Então siga essa ordem para elementos de ação e persuasão, use argumentos apelativos, que venda e convença.

Mapeie cada área de sua página para aprimorar a experiência e aumentar a conversão.

Conclusão

Essas são dicas extremamente simples que toda landing page deve seguir, mas não apenas essas. Explore cada uma delas ao máximo para tirar o maior proveito de sua página e negócio on-line.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *