Fast post

Como monitorar e aumentar sua produtividade

Se você é freelancer ou apenas trabalha com qualquer atividade que envolva atividades criativas, sabe que algumas vezes é extremamente fácil se distrair com qualquer coisa, por mais besta que sejam.

Muitas vezes caio nisso ainda. No entanto, já melhorei muito de uns tempos pra cá. Vou apresentar aqui o que fiz para resolver a maior parte desse problema.

Tenha um local de trabalho

Você trabalha um pouco no sofá, na cama, em qualquer lugar sem distinção? Mate isso! Claro que vez e outra é bom variar ou mesmo optar por um local mais confortável depois de horas trabalhando. No entanto, é indispensável ter um local organizado para desenvolver suas atividades. Desde que decidi que iria trabalhar pelo menos 60% do tempo em meu home office minha produtividade aumentou muito. Tenha um ambiente organizado e sem muitas distrações externas.

Monitore sua produtividade

Para saber o quanto eu estou sendo produtivo e quais são as coisa que mais consomem meu tempo, instalei um app chamado RescueTime. Ele oferece, mesmo na versão free, um detalhamento de onde vai o seu tempo. Quantas horas você gasta no Facebook? E trabalhando em projetos de alto retorno financeiro? E em tarefas mecânicas, que deveriam ser automatizadas?

No começo, descobri que gastava 50% do meu tempo em redes sociais e mais uma boa parte em processos que sem tanta prioridade.

Baixar rescue Time

 

Mate as distrações

Obviamente você não deve acabar com 100% dos seus momentos de descontração, já que isso faz bem para a criatividade. Se você trabalha com algo que não depende de redes sociais, você pode utilizar algum app da técnica de Pomodoro. Com ela, você inicia um cronômetro e, durante 20~25 minutos, você não consegue acessar redes sociais.

Ver app Pomodoro

Depois de zerar o cronômetro, vá espairecer alguns minutos. Isso irá ajudar sua produtividade.

No entanto, se você, assim como eu, trabalha com redes sociais, especialmente o Facebook e depende dela, você pode pelo menos matar o feed de notícias. Ainda será possível administrar páginas, utilizar o chat e publicar em grupos. Para isso, utilize a ferramenta News Feed Eradicator.

Baixar extensão

Regularmente, assim como na técnica Pomodoro, é recomendável que você levante, tome uma água, etc.

Conclusão

Esses são alguns passos básico para melhorar a sua produtividade. À medida que você vai monitorando e encontrando as suas distrações, é possível ir melhorando. Lembre-se: tudo que pode ser mensurado pode ser otimizado.

Além disso, produtividade faz parte do hábito diário de todo profissional. Não é possível implementá-la de uma hora para outra, requer, necessariamente, adaptações e melhorias contínuas.