Fast post

Google Analytics: monitore o tráfego sem sair do seu site

Se você é dono de um site, de um e-commerce ou blog sabe a dificuldade que é frequentemente ter que ir lá no painel do Google Analytics para analisar os dados sobre os visitantes do seu site.

Como geralmente temos que fazer diversas atividades relacionadas ao nosso negócio, esta tarefa acaba, erroneamente, sendo deixada de lado.

Primeiro de tudo: se você não usa Google Analytics e não consegue mensurar o que seus usuários fazem no seu site, como as visitas podem te ajudar, comece imediatamente! É bem fácil de se fazer isso.

Voltemos! O painel do Google Analytics é um pouco complexo porque oferece uma infinidade de métricas para se analisar. No entanto, a menos que o seu trabalho seja baseado em web analytics, você não precisa estar por lá todos os dias.

Sempre que faço uma loja virtual com WooCommerce, para quem está começando eu recomendo sempre instalar o Analytics by Yoast, um plugin super simples de configurar que permite ver os principais dados do seu site diretamente no painel do WordPress.

Veja como configurar o Analytics by Yoast nessa aula gratuita do curso WooCommerce Expert.

Para quem quer alguns dados mais avançados de forma simplificada, como cliques em links, abertura de páginas e navegação dos usuários, a extensão do Google Analytics para Google Chrome é simplesmente fantástica.

Google Analytics para Chrome

Google Analytics para Chrome

Na imagem acima você consegue ver como funciona a extensão. Está tudo zerado porque estou no painel administrativo do meu próprio site, mas se você abrir uma página comum vai aparecer os principais detalhes sobre aquela página, bem como os principais links de saída dela, ou seja, as páginas que o usuário clica para abrir uma outra página, além de diversas outras informações.

Para ativá-la, basta baixar a instalação e está pronto: todos os sites que possuem Analytics vinculado à sua conta exibirão a barra de informações de página, sendo possível ocultá-la sempre que quiser.

É uma alternativa muito boa para quem não tem tempo ou ainda não se dá muito bem com a interface completa do Analytics. Mas não esqueça: você precisa saber lidar com o Analytics para que consiga tomar decisões corretas no seu site.

Baixar extensão para Google Chrome