WooCommerce

Pagseguro e Correios para WooCommerce

UPDATE: Quer ver os melhores plugins para WooCommerce: veja minhas indicações aqui.

UPDATE 2: se você procura serviços de desenvolvimento freelancer para WooCommerce, clique aqui.

Uma das dificuldades que sempre tive com WooCommerce eram os gateways de pagamento e o cálculo do frete integrado aos Correios. Por isso, sempre utilizei o WP e-commerce em detrimento do WooCommerce, que é, de longe, muito melhor. Agora, a comunidade conta com plugins gratuitos de Correios e Pagseguro.

Já existem alguns plugins no mercado que atendem essas necessidades, todos pagos. Até mesmo o Pagseguro, conhecido por disponibilizar os plugins de integração deles, deixou o WooCommerce de lado. Então surgiu alguns desenvolvedores que começaram a criar tais plugins e vendê-los a preços absurdos.

Não os julgo por isso, todos precisam de dinheiro.

Mas, ao meu ver, isso dava uma freada na comunidade brasileira de WooCommerce, deixando cada vez mais forte a comunidade WP e-commerce, que conta com esses plugins gratuitamente – ambos desenvolvidos pelo Pagseguro.

No entanto, o WP e-commerce além de ter diversas limitações na versão gratuita, é muito mal desenvolvido. Foi feito com funções externas ao WordPress, é difícil de manusear para desenvolver, além de oferecer poucos reports para comerciantes.

O que é WooCommerce

Este é, sem dúvida, o plugin mais completo de e-commerce que existe para WordPress.

Muito se dizia que o WordPress não era uma boa plataforma para e-commerce, que não era preparada para isso. Sempre fui de acordo quando o que tínhamos era apenas o WP e-commerce, que fica muito atrás de grandes plataformas, como Magento ou PrestaShop.

Já o WooCommerce não, este plugin é riquíssimo em funções, tanto para desenvolvedores quanto para vendedores.

Devo admitir que, de forma nativa, fica um pouco atrás do PrestaShop, sim. No entanto, nada que não se resolva com plugins.

Saiba mais sobre o WooCommerce neste link.

Os plugins

Para quem quiser baixar os plugins de WooCommerce, o responsável pelo desenvolvimento foi Claudio Sanches. Além dos integradores entre Correios e Pagseguro, ele é responsável pelo desenvolvimento de mais alguns plugins extremamente úteis, como um para adicionar novos campos no registro de usuários e diversas outras formas de pagamento.

Quase todos os plugins possuem versões para JigoShop, feitos pelo mesmo desenvolvedor.

Os downloads podem ser feitos diretamente no WordPress.org. Para saber mais sobre os plugins WooCommerce de Pagseguro e Correios, clique aqui.

A comunidade de WooCommerce

Como sempre, os plugins possuem suporte dentro do WP.org. Para acessá-lo, clique aqui.

Se você quer acessar a comunidade brasileira para questões gerais, há um grupo no Facebook.

A comunidade brasileira ainda caminha a passos lento, mas vem se concretizando. Mas com um pouco de inglês (pode ser o Google Tradutor), é possível resolver diversas dúvidas na comunidade em inglês.

Aproveite!