WooCommerce

Como limitar a entrega a determinados Estados no WooCommerce

Às vezes quando se está iniciando uma operação de e-commerce é interessante começar a operar em apenas algumas regiões para validar o mercado e não ter tantos contratempos com questões logísticas.

O mesmo se aplica em alguns outros casos onde você vende produtos específicos para uma determinada cidade ou região, como doces a pronta entrega ou cartões de eventos.

Nesses casos, você precisa limitar a sua loja virtual para que aceite pedidos apenas de clientes que estejam dentro da sua área de abrangência. Um jeito simples – e pouco eficaz – de se fazer isso é deixando uma mensagem no seu site. Então o usuário vai ler, perceber que não faz parte dá área atendida e deixar o site.

Mas e se ele não ler o aviso? Você vai ter que entrar em contato diretamente com ele e explicar o ocorrido. Embora você tenha que cumprir a oferta que está descrita no site, esse método geralmente funciona. Mas não é nada prático entrar em contato por e-mail com os clientes, né?

Então, combinado com a mensagem, você pode limitar a venda na hora do checkout.

É bem simples e deixo logo abaixo um código exemplo sobre como fazer isso.

Os códigos são bem simples e os explico logo abaixo.

No primeiro caso, estou limitando a venda para estados específicos. Na hora de finalizar a compra, o cliente pode escolher qualquer estado e, depois, se não estiver autorizado o WooCommerce irá exibir um erro, impedindo o cliente de finalizar a compra.

O segundo exemplo oculta os estados não autorizados da lista. Então na hora do checkout só é possível escolher os estados autorizados. Nesse caso, apenas o Rio Grande do Sul.

Você deve adicionar um estado por linha seguindo o exemplo modelo.

Se preciso posso fazer um outro tutorial mostrando como limitar a venda no WooCommerce de acordo com o CEP também.