WordPress

Como atualizar temas e plugins premiums de forma simplificada no WordPress

Aqui no meu site eu vendo alguns plugins para WooCommerce e todos eles possuem atualizações automáticas. Ou seja: sempre que eu lanço novos recursos ou corrijo algum problema, o usuário pode fazer a atualização em um clique no painel do WordPress.

Eventualmente isso falha para alguns clientes; e pelos mais diversos motivos. Há duas soluções padrão aí:

  • Reinstalar o plugin via FTP; e nem todos sabem fazer isso
  • Deletar o plugin atual e fazer o upload do novo — dessa forma o usuário precisa ficar um pequeno período com o plugin inativo, além de ser um pouquinho trabalhosa.

Por isso que neste post irei indicar uma solução simples e rápida para atualizar essas atualizações, tanto para temas quanto para plugins: o plugin Easy Theme and Plugin Upgrades.

Com ele você simplesmente baixa o plugin premium que quer atualizar e faz upload no seu site. Por padrão o WordPress exibiria um erro:

Não foi possível instalar o plugin. Diretório xxxxx já existe.

Este plugin verifica se o diretório do plugin já existe e, se sim, o sobrepõe com os novos arquivos. Dessa forma o plugin é atualizado sem ficar precisar desativá-lo ou ter etapas extras.

É simples e funcional. Se por algum motivo — quase impossível — você fizer o upload de um plugin que tem o mesmo nome de diretório de um já existente, o plugin ainda salva um backup do tema ou plugin antigo que você pode restaurar.

Se você quiser aproveitar os benefícios deste plugin basta procurá-lo no painel do seu site.

Este plugin ainda funciona?

O WordPress exibe uma mensagem de que este plugin não foi testado com os 3 últimos grandes releases, mas isso não é necessariamente um problema.

Este plugin ainda funciona. Alguns plugins, como o meu plugin gratuito de “comprar novamente” para WooCommerce, não precisam de atualizações. Eles são tão simples que não ficam obsoletos. O desenvolver às vezes até mesmo testa e confirma o funcionamento mas não envia essa informação ao diretório do WordPress e essa mensagem fica sendo exibida.