Entrega

Prevenir erro “Não há métodos disponíveis” dos Correios quando o pedido exceder o peso limite

O limite de peso para encomendas enviadas via Correios é de 30kg. Quando uma consulta ao webservice dessas realizadas no WooCommerce para simular o custo de envio ultrapassa este limite, um erro é retornado.

Há 2 casos que isso pode acontecer e vamos ver algumas considerações sobre eles.

Entregas com mais de 30kg

Em alguns casos, se o cliente tentar comprar 31 kg já dá erro e não é possível finalizar a compra porque nenhum método de entrega ficará disponível.

Há algumas maneiras elegantes de resolver isso, como separar os produtos em 2 pacotes de 15,5kg, por exemplo; e não só um de 31 kg.

Isso é perfeitamente possível e também a solução ideal em alguns casos. Mas não é tão simples para programar. Em alguns casos, uma solução rápida e funcional pode ser limitar o peso de entrega. Se os produtos pesarem mais que 30kg, mantenha a simulação dentro do limite. Dessa forma um método de entrega será retornado.

Você não poderá enviar a mercadoria dessa forma e talvez precise de duas postagens, sendo que uma delas o cliente não pagou. Isso pode ser um problema em alguns casos. Se você vende produtos que podem pesar até 100kg, isso é obviamente inviável e você deve procurar uma transportadora.

Mas se você vende produtos que raramente ultrapassam 30 kg ou ultrapassam muito pouco, pode valer a pena perder alguns reais no envio do que perder toda a venda e ainda deixar o cliente com uma má experiência sem saber porque você não faz entregas na região dele.

Falha no cadastramento

Imagine que você tem uma loja de roupas e vende também alguns sapatos. Mesmo que o cliente compre uns 10 itens, é difícil que a compra passe de 2 ou 3 kg.

Mas mesmo assim, por desatenção você pode cadastrar o peso que seria 200 gramas como 200 kilos, e isso, claro, iria exceder o peso permitido pelos Correios. Isso pode acontecer especialmente você tem pessoas que não dominam muito o cadastro de produtos.

O código abaixo é uma solução ao primeiro problema. Mas se você quiser dizer que os Correios considerem na sua loja de roupas no máximo entregas com 5 kg, é simples de se adaptar.

Para o primeiro problema, é uma solução obviamente incompleta mas que é útil em alguns casos. Para o segundo, é uma margem de segurança que pode ser útil.