Entrega

Prevenir aviso “Não há metodos disponíveis” no WooCommerce para produtos sem peso

Desde o começo dessa semana (15 de abril de 2018) os Correios estão exigindo o peso da mercadoria a ser enviada na simulação dos custos de envio. Até então, se você tivesse em sua loja produtos cadastrados sem informar peso o valor de envio era calculado corretamente com base no peso mínimo de 300 gramas. Agora isso não é mais possível e a mensagem “Não há métodos de envio disponíveis” é apresentada.

Para contornar este problema, idealmente você deve cadastrar o peso das suas mercadorias em cada produto dentro do WooCommerce. Dessa forma você terá um cálculo correto dos custos. No entanto, muitas vezes, por se vender produtos extremamente leves ou por já ter dezenas ou centenas de itens cadastrados sem peso essa tarefa pode demorar — ou nem fazer sentido.

Para resolver isso, estou disponibilizando um pequeno snippet que, se nenhum informação de peso for passada ao plugin WooCommerce Correios, então o peso será 300 gramas. Se algum peso for informado, então este será utilizado normalmente.

Outras soluções

Um outro problema comum e que acabei tratando aqui dias atrás é quando o peso excede 30 kilos. Se os seus pedidos sempre excedem, o ideal é buscar uma transportadora. Mas em alguns casos você pode querer relevar esse excedente e permitir a compra mesmo assim. Veja mais situações e possibilidades no post.

Uma questão recorrente nos Correios também é a mudança de CEP e instabilidade na hora de calcular o frete, deixando clientes sem opções de envio disponíveis. Com o plugin Tabela de Frete Offline você pode importar suas tabelas dos Correios — com valores atualizados — e prevenir esse problema. Alguns clientes já salvaram mais de R$ 15 mil reais em venda com essa solução simples.