WooCommerce

Por que os pedidos no WooCommerce ficam como Processando?

Gestão

Sempre que um cliente acessa sua loja, escolhe produtos, adiciona ao carrinho e clica em Finalizar Compra, um pedido é criado no WooCommerce.

O status padrão do pedido é sempre Pagamento Pendente. Mas os métodos de pagamento quase sempre mudam esse status para algo diferente assim que o pedido é criado.

Se a compra é via boleto ou se está aguardando a confirmação do cartão de crédito, o status vai para Aguardando.

Quando o pedido é pago, o status vai para Processando.

E isso é completamente normal e é o comportamento esperado no WooCommerce.

Isso costuma causar confusão para muitas pessoas, principalmente iniciantes.

O que eles esperam é que o status fosse para Concluído. No entanto, esse status representa que o pedido está concluído e nenhuma ação mais será realizada nele.

A parte do concluído é o padrão em todas as lojas. O que causa confusão é o nome Processando.

Mas processando quer dizer que você recebeu o pagamento e vai processar o pedido (embalar, enviar, etc).

Aí depois de entregue você marca como concluído.

Seria talvez mais claro se o status se chamasse Pagamento Concluído. É possível ajustar esse nome com um plugin oficial. Clique aqui para acessar.

Além disso, quando você envia um produto, ele continua como Processando. Isso porque o WooCommerce não possui um status intermediário (como Enviado). É possível criá-lo com este plugin.

Por fim, você pode automatizar a atualização para concluído e a mudança para produto Enviado com o Correios Updater. Esse plugin monitora o envio dos Correios e, assim que o pedido for entregue, atualiza o status automaticamente.

Com isso você pode automatizar o lembrete de reviews, por exemplo. Além de monitorar falhas no envio (endereço incorreto, mercadoria roubada etc).