WordPress

Detectar rede social de origem do usuário

Para focar nossos esforços de marketing nas mídias sociais onde nosso leitor está precisamos, primeiramente, saber quais são elas.

Por isso apresento hoje um plugin bastante interessante e útil que venho usando há alguns meses, Social Media User Detection.

Com ele, é possível mensurar quais sites (atualmente apenas Google+, Google/Gmail, Facebook e Twitter) geram mais resultado em suas campanhas. A partir disso, é hora de otimizar esses resultados. Seja intensificando onde já dá certo, ou fortalecendo onde é debilitado.

Essa métrica já é possível através do Google Analytics, é verdade, mas sempre é bom dar uma facilitada no processo. O importante é não deixar de mensurar dados de forma correta, ou você estará fora da competição.

O plugin é bastante simples de ser usado, tem tudo no guia de instalação no momento do download (inglês). Para segmentar o Facebook, siga o tutorial aqui, caso tenha dúvidas.

Independente do seu nicho de mercado, esses dados sempre são importantes. Caso você não tenha uma estratégia para redes sociais ainda (meu deus, o que é isso?), considere instalar o plugin para ver o quanto outros usuários estão influenciando o tráfego do seu site.