WordPress

5 motivos para não usar o Facebook como se fosse um blog

1. Você fica limitado a alguns amigos ou alguns seguidores que já conheceram o seu perfil ou te encontraram a partir de um compartilhamento: não existe busca orgânica. Você não conseguirá expandir seus leitores para grupos diferentes, mas somente para quem é conexão dos seus já atuais seguidores.

Já em um blog, você tem busca orgânica. Pode ser encontrado tanto pelos seus já fieis leitores quanto pelos novos.

2. Você está trabalhando para o Facebook. De graça. Mesmo que você seja mega popular, o Facebook não possui uma política de pagar produtores de conteúdo. É difícil monetizar, mas se você criar um blog no WordPress essa tarefa fica muito mais simples.

No seu blog você terá mais visitantes orgânicos, poderá organizar o seu conteúdo de forma muito mais intuitiva, inserir anúncios, etc. Muito melhor! Planeje uma transição do seu Facebook para o blog, e utilize o Facebook apenas como chamada para o seu próprio site. É mais cômodo, claro, postar direto no Facebook, mas e se ele quebrar ano que vem? Você perderá todo o seu conteúdo e audiência. Um problemão!

3. Você fica limitado às regras dele: mesmo produzindo conteúdo de alta qualidade, você só consegue capturar leads se pagar por isso. Um absurdo, né? Já no seu blog, você é livre para capturar leads, interagir com eles e, depois, vender algo para eles – ou apenas se tornar cada vez mais autoridade em um assunto.

4. Você não consegue mensurar e nem otimizar. Se você usa um perfil pessoal, a mensuração é zero. Se você usa fanpage, não é suficiente. Você não tem como fazer SEO para sua página. Os critérios de alcance – que é baixíssimo – não são claros. Em um blog você tem controle sobre suas ações, pode aplicar técnicas para melhorar sua posição e encontrar mais visitantes.

Se você não consegue mensurar direito, é complicado aumentar sua audiência, já que os critérios não são claros.

5. É ruim de linkar outros conteúdos relevantes. Como você vai econtrar um texto relacionado, feito em 2012? Missão quase impossível. Isso em um blog é super simples e ajuda muito no SEO. Muito mesmo.

Existem muitos outros fatores sobre porque não usar o Facebook como se fosse o site da sua empresa, mas a principal é que você precisa ser dono do seu próprio negócio e não depender de uma plataforma que hoje é sucesso, mas o futuro é incerto. Ou você acha que alguma vez o Orkut já não teve seus tempos de ouro também?